sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Aventura em CDL

Fascinante!

     Talvez para muitos a palavra fascinante não faz sentido, quando o objetivo é descrever a Ciudad del Este. Porém faço uma analogia bem sem vergonha sobre uma aventura de 40º que estive fazendo essa semana.

     Sim o Paraguai e minha aventura foram realmente fascinantes, penso no sentido de como uma sociedade alternativa funciona de forma automática, é uma roda que gira, independente das pessoas aceitarem ou não.


     Lixo, desconforto, insegurança, sofrimento, super descontos, o consumismo no plano mais auto da vida.
     Acompanhei essa semana um grupo de pessoas que visitam o paraguai com o objetivo de lucro rápido. O contrabando é uma considerável fonte de renda, no Brasil e na Ciudad del Este.

"Tive oportunidade de ver coisas que não se fala nas escolas, faculdades, livros e televisão, mas coisas que todos sabemos como funciona."
                                                                                                     Lucas Zolet

     Fiquei aproximadamente duas horas intermináveis acompanhando a vida de um freteiro, de um passador, de taxista e de carregadores, dentro da Ciudad del Este. Todos muitos sorridentes, e acessíveis, fizeram questão de mostrar como se dá o cotidiano do seu trabalho, as alegrias e os desgostos.


"Não esperamos os brasileiros aqui em Ciudad del Este, os brasileiros é que esperam aqui, porque no Paraguai, encontram esperança de sobreviver dos produtos que compram"


                                                               Guto Cruz, Taxista de Ciudad Del Este



"O Paraguai é mãe de todos, aqui não existe as leis do Brasil e nem as leis do Paraguai, aqui fizemos muito melhor, aqui os négocios regem as condutas"


                                                  Hector Cardoso, vendedor em Ciudad Del Este



     No final do dia, simplesmente sobrou para mim, a possibilidade de refletir sobre tudo que vi e como as coisas através do tempo permanecem à margem das Leis, Justiça e Direito Internacional. Depois de muito relacionar e entender a dinâmica da Ciudad Del Este, fiquei com a sensação de que a cidade pertence ao Brasil.
Para todos que conhecem o jogo "Silent Hill", fica mais fácil compreender. "Ciudad Del Este é uma cidade brasileira alternativa, é a materialização do pior que se tem, aqui, em nossas cidades".
     A localização formal do lugar, que está além dos limites da fronteira, é apenas uma circunstância irrelevante, lá, encontrei todas as características do Brasil, pobreza, violência, corrupção, prostituição, descaso das autoridades, egoísmo, povo alegre, contrastes, luxo e lixo, sujeira, parceria, gente trabalhadora...e o melhor, ótimos descontos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário